O Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação (GEPDHS) da Universidade de Brasília (UnB) propõe-se a reunir pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação interessados em estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento humano, sob a perspectiva histórico-cultural, em sua inter-relação com os processos educativos e a socioeducação.
Organiza-se em torno de iniciativas de extensão e intervenção social; pesquisa, produção e divulgação do conhecimento; e ensino, voltado à formação inicial de estudantes de graduação e à formação continuada de profissionais que trabalho na socioeducação. Os estudos e publicações do Grupo organizam-se em torno de duas linhas de pesquisa – Desenvolvimento Humano, cultura e práticas socioeducativas; e Docência e Processos de escolarização na Socioeducação – visando contribuir para o avanço e disseminação do conhecimento sobre socioeducação e sua inter-relação com o desenvolvimento humano.
A criação do GEPDHS tem sintonia com a trajetória de trabalho colaborativo entre a universidade e o campo socioeducativo. Essa trajetória teve início em 2011 por meio de trabalhos em conjunto com coordenadores e professores da escola inserida em uma unidade de internação do Distrito Federal (DF), profissionais desta mesma unidade e também professores e estudantes da Faculdade UnB Planaltina (FUP-UnB). Àquela época, circunscrita ao Projeto de Extensão “Integração Psicologia e Educação: articulações para a formação profissional”, coordenado pela Profª Drª Cynthia Bisinoto (UnB), a parceria estava direcionada ao processo de construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola da referida unidade.
Ao longo do processo, e com o crescente envolvimento de outros atores mobilizados por questões do cotidiano socioeducativo, as razões que motivavam nossa parceria foram se modificando e se diversificando, consoante às necessidades, preocupações e inquietações que emergiam do dia-a-dia. O interesse por participar de um espaço de estudo, reflexão e debate no campo da Socioeducação foi se mostrando comum a muitos profissionais das medidas socioeducativas do DF. Dessa forma, a parceria que de início estava atrelada à realidade de uma única unidade de atendimento socioeducativo de meio fechado foi se expandindo e alcançado, paulatinamente, as diferentes medidas socioeducativas.
Nesse processo vimos ocorrer, também, a diversificação do perfil dos profissionais que tinham interesse em participar do grupo, o qual passou a acolher professores, coordenadores pedagógicos, psicólogos escolares, especialistas e agentes socioeducativos, gestores, além de pesquisadores e estudantes universitários, todos envolvidos com a Socioeducação. O fato é que a partir do projeto de extensão que era inicialmente direcionado para a construção do PPP da escola, outras articulações muito frutíferas foram se estabelecendo de modo que a nossa parceria, inicialmente circunscrita ao território de Planaltina/DF, ganhou asas e se ampliou.
Nessa direção, em meados de 2014 iniciamos o processo de formalização, com a então Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF (SECriança), de um Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de atividades de estudo, formação continuada e pesquisa-intervenção envolvendo a Universidade de Brasília, por meio da Faculdade UnB Planaltina (FUP) e do Laboratório de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia (IP), e os profissionais que atuavam nas medidas socioeducativas de meio aberto e fechado. O Acordo foi efetivamente firmado em outubro de 2016 e respaldou, entre outras ações, a constituição de Grupo de Trabalho (GT) pela SECriança (atualmente SEJUS/DF) com representatividade de servidores de todas as medidas socioeducativas, unidades e cargos. Nesse processo foi de extrema importância o reconhecimento, pela Secretaria, de que o estudo e a formação continuada inserem-se como parte da rotina de trabalho dos servidores.
Além da trajetória trilhada pelo GEPDHS com foco no trabalho dos profissionais que atuam no Sistema Socioeducativo do Distrito Federal, uma importante ação foi a realização do primeiro Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Socioeducação direcionado a professores da educação básica de todo o país, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação no ano de 2014.
Também de dimensão nacional o GEPDHS coordenou as duas edições do Simpósio Nacional em Socioeducação realizadas em 2017 e 2019 em Brasília-DF. Ambos os eventos tiveram natureza técnico-científica, explorando temáticas transversais ao campo da investigação científica e ao campo da atuação profissional, e propuseram construir um espaço científico-profissional de socialização e de debate de estudos, resultados de pesquisa e experiências profissionais relacionados à escolarização e ao atendimento socioeducativo no Brasil. Uma das características do Grupo ao longo do tempo tem sido tem sido sua capacidade brilhante de construir processos coletivos, colaborativos e afetivos. E conduzido por essa singularidade tem trilhado caminhos de valorização da relação universidade-socioeducação, a partir de uma perspectiva mutuamente transformadora, sempre voltada a promover avanços e conquistas no campo dos direitos dos adolescentes e jovens autores de atos infracionais. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação (GEPDHS) da Universidade de Brasília (UnB) é coordenado pela Profª Drª Cynthia Bisinoto (UnB) e está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.