IV Simpósio Nacional em Socioeducação 2024

| IV Simpósio Nacional em Socioeducação | Início | Datas | Programação | Inscrições | Local | Comissões | Pré-Simpósio |

Antirracismo, Direitos Humanos e Cenários de resistência

21, 22 e 23 de fevereiro de 2024

Chegamos à 4ª edição do Simpósio Nacional em Socioeducação!
Desde sua primeira edição o Simpósio caracteriza-se por ser um evento de natureza científica e profissional que explora temáticas interdisciplinares e transversais ao campo da investigação científica e da atuação profissional. Outra característica das três edições passadas foi o caráter participativo e inclusivo do evento que sempre reuniu profissionais, gestores, estudantes e pesquisadores da área, além de adolescentes e egressos do sistema socioeducativo que tiveram a oportunidade de trazer sua contribuição para as discussões.

A participação de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e de egressos do sistema socioeducativo tem lugar garantido na programação do Simpósio Nacional em Socioeducação por meio de atividades ligadas à arte, cultura e participação política. Além disso, os(as) adolescentes e jovens participam da organização do evento, pensando em melhores estratégias de atuação e mediação durante a realização das atividades.

O IV Simpósio Nacional em Socioeducação é um espaço para o compartilhamento e promoção de saberes voltados para uma socioeducação comprometida com os direitos humanos e que reconhece jovens e adolescentes do sistema socioeducativo como sujeitos de direitos. Assim, a presença dos adolescentes e jovens no planejamento e realização do evento se dá de forma a garantir um espaço de respeito à identidade, voz e atuação deles, que são os sujeitos centrais dessa política.

Idealizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação (GEPDHS) da Universidade de Brasília (UnB), desde a sua primeira edição o Simpósio é organizado em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (SEJUS-DF), por meio da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (SubSis), duas instituições que tradicionalmente organizam o evento. Nesta quarta edição o Simpósio conta também com a participação do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e Processos de Inclusão Social da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e o Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (COMEC), como ocorreu em 2021, e com a participação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (UnB).

Caminhando para sua quarta edição, o Simpósio Nacional em Socioeducação tem representado importante referência na construção de uma comunidade de aprendizagem que partilha o compromisso com a permanente promoção do atendimento socioeducativo numa perspectiva intersetorial, interdisciplinar e participativa. Diante de sua trajetória bem-sucedida, acreditamos que a realização da quarta edição do Simpósio tem muito a contribuir com o debate e qualificação do exercício profissional de garantia de direitos, nas diferentes áreas de conhecimento e muito especialmente na articulação interdisciplinar, bem como pode fomentar o desenvolvimento de pesquisas e de intervenção no contexto socioeducativo mais conectadas ao fortalecimento da democracia e à garantia dos direitos humanos.
Contamos com a sua participação!

Convidamos vocês a participarem do VI Simpósio Nacional em Socioeducação que ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2024 em formato presencial e gratuito!

CONTATO: simposionacional@socioeducacao.com (Comissão Organizadora)