Portal da Socioeducação
III Simpósio Nacional em Socioeducação 2021

III Simpósio Nacional em Socioeducação 2021

| III Simpósio Nacional em Socioeducação | Objetivos | Comissões | Datas Importantes | Programação | Trabalhos |



APRESENTAÇÃO

Originalmente idealizado e organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação (GEPDHS) da Faculdade UnB Planaltina da Universidade de Brasília, o Simpósio Nacional em Socioeducação reflete uma longa caminhada colaborativa que o Grupo vem fazendo há aproximadamente uma década. Nesta sua terceira edição, o Simpósio conta com o apoio ativo de uma rede colaborativa de realizadores e parceiros, refletindo o interesse e o engajamento de categorias profissionais e científicas em dialogar e propor experiências inovadoras no campo da socioeducação.


Dessa maneira, participam da concepção e organização do III Simpósio Nacional em Socioeducação, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação (GEPDHS) da UnB, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (SEJUS-DF), o Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e Processos de Inclusão Social vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (Comec), além de profissionais, pesquisadores e estudantes engajados na temática socioeducativa.


Convidamos vocês a participarem do III Simpósio Nacional em Socioeducação que ocorrerá nos dias 23, 24, 25 e 26 de novembro de 2021 em formato virtual e gratuito!

HISTÓRICO

A primeira edição do Simpósio Nacional foi realizada em Brasília, em novembro de 2017, com o objetivo de oportunizar espaço científico-profissional de socialização e debate de estudos, resultados de pesquisa e experiências profissionais relacionados à escolarização e ao atendimento socioeducativo no Brasil. O evento pioneiro contou com a participação de mais de 300 pessoas de 23 estados da federação e do Distrito Federal.


Em novembro de 2019 ocorreu a segunda edição do Simpósio Nacional em Socioeducação, também em Brasília, organizado em torno dos desafios da prática socioeducativa na atualidade. O evento contou com a presença de mais de 400 participantes de todo o Brasil, oferecendo 59 sessões de atividades, entre conferências, mesas redondas, comunicações e apresentações de painéis.


Ambas as edições se destacaram por serem eventos de natureza científica e profissional, com debates que exploram temáticas transversais ao campo da investigação científica e ao campo da atuação profissional, sempre convidando os participantes ao aprofundamento teórico, conceitual e metodológico articulado às experiências profissionais, concepções e saberes que oportunizem múltiplas aprendizagens e releitura das experiências. Além disso, outra marca características das duas edições passadas foi o caráter participativo e inclusivo, tendo reunido estudante, profissionais e pesquisadores da área, além de adolescentes e egressos do sistema socioeducativo que tiveram a oportunidade de ocupar o evento e trazer sua contribuição para as discussões.


Diante dessa trajetória bem-sucedida, acreditamos que a realização da terceira edição do Simpósio Nacional em Socioeducação tem muito a contribuir com o debate e qualificação do exercício profissional de garantia de direitos, nas diferentes áreas de conhecimento e muito especialmente na articulação interdisciplinar, bem como pode fomentar o desenvolvimento de pesquisas e de intervenção no contexto socioeducativo mais conectadas ao fortalecimento da democracia e à garantia dos direitos humanos.

Esse ano o Simpósio Nacional em Socioeducação traz uma novidade para ampliar os espaços de participação: o Pré-Simpósio, que ocorrerá na semana que antecede o evento, ou seja, de 15 a 22 de novembro de 2021. Ao longo deste período serão realizados minicursos e oficinas.

PÚBLICO-ALVO e PARTICIPANTES

• Estudantes (de graduação e de pós-graduação), docentes e pesquisadores que vêm realizando estudos, investigações e trabalhos no campo da socioeducação no Brasil e no exterior;

• Professores e gestores das Secretarias estaduais e municipais de educação que trabalham com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, tanto em meio aberto quanto fechado;

• Profissionais e gestores das Secretarias distrital, municipais e estaduais que executam as medidas socioeducativas e atendem os jovens em medidas socioeducativas;

• Além de profissionais e órgãos públicos que integram o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e pessoas com interesse na Socioeducação.


CONTATO: simposionacional@socioeducacao.com (Comissão Organizadora)


| III Simpósio Nacional em Socioeducação | Objetivos | Comissões | Datas Importantes | Programação | Trabalhos |