Programação

Programação

| V Simpósio Nacional em Socioeducação | Início | Datas | Programação | Trabalhos | Inscrições | Local | Comissões |

PROGRAMAÇÃO

A programação do Simpósio será composta por intervenções de palestrantes convidados(as) e também por apresentações decorrentes de trabalhos submetidos, avaliados e aprovados pela Comissão Técnico-Científica.

Convidamos a comunidade científica e atores das medidas socioeducativas a submeterem trabalhos para apresentação e discussão no V Simpósio Nacional em Socioeducação.

Para visualizar a programação com seus trabalhos aprovados para apresentação, faça login na plataforma even3 e, na sequência, na lateral esquerda vá em apresentação de trabalhos. Pronto, você conseguirá localizar suas apresentações. Qualquer dúvida, por favor entre em contato com a organização.

⚠️ Atenção: vagas limitadas! A inscrição em atividades é gratuita e pode encerrar assim que as vagas forem preenchidas.


SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O Simpósio Nacional em Socioeducação é um espaço de compartilhamento de estudos científicos e intervenções técnicas no campo da socioeducação. Em todas as edições, o evento apresentou de forma democrática e plural produções acadêmicas e técnicas de pesquisadores/as e profissionais de todo o país.

Para a apresentação de trabalho em qualquer uma das modalidades, os/as autores/as deverão seguir os critérios de submissão, utilizar o TEMPLATE do V Simpósio Nacional em Socioeducação para a elaboração do resumo expandido (disponível abaixo) e enviar DUAS CÓPIAS do arquivo (uma com identificação dos/as autores/as e outra sem) no ato da submissão. Deve-se fazer o download do template para editá-lo. 

O trabalho submetido poderá ter 1 (um/a) autor/a principal e, no máximo, 4 (quatro) coautores/as. Cada participante poderá submeter até 2 (dois) trabalhos na condição de autor/a principal. Não há limite para a participação em trabalhos na condição de coautor/a.

Faça a submissão do seu trabalho aqui.

MODALIDADE DE TRABALHOS

Os trabalhos poderão ser apresentados nas seguintes modalidades: Comunicação oral (Socialização de estudos teóricos e/ou Resultados de pesquisa ou Relato de experiência) e Pôster Impresso, conforme detalhamento apresentado a seguir.

As comunicações orais objetivam a partilha, debates e trocas de conhecimentos e experiências apresentadas pelos/as autores/as dos trabalhos aprovados. Serão realizadas presencialmente, portanto, é necessária a presença de pelo menos um/a autor/a no momento do encontro, para a apresentação do trabalho.

Serão duas modalidades de comunicação oral:

  1. Socialização de estudos teóricos e/ou Resultados de pesquisa: essa categoria se destina a apresentação oral de discussões teóricas e/ou Resultados de pesquisas teóricas e empíricas acerca da socioeducação.
  2. Relato de experiência: essa categoria se destina a apresentação oral de relatos de experiências técnicas e profissionais de atores da socioeducação.

Os encontros para a apresentação das comunicações orais serão organizados pela Comissão Técnico-Científica a partir do agrupamento entre temas comuns ou aproximados. Após a apresentação de todos os trabalhos haverá tempo para a interação entre os/as participantes, com oportunidade de debate e aprofundamento sobre os temas apresentados.

Sugestão de Template para apresentação em Comunicação Oral. Acesse, baixe o arquivo (faça download) e edite de acordo com seu trabalho.

Os pôsteres consistem na apresentação de trabalhos por meio da combinação de formas gráficas, cores e textos. Os pôsteres aprovados serão expostos no local de realização do evento e apresentados oralmente por seus/suas autores/as. Dessa forma, é necessária a inscrição e presença no V Simpósio Nacional em Socioeducação de pelo menos um/a autor/a do trabalho.

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS

Todos os trabalhos submetidos para apresentação no evento serão objeto de análise às cegas pela Comissão Técnico-Científica, que poderá aceitá-los ou recusá-los, conforme indicação dos/as avaliadores/as.

A avaliação do trabalho irá considerar: a coerência aos eixos temáticos; o respeito às normas gramaticais e ortográficas da língua portuguesa; a consistência e coerência na organização dos conteúdos e argumentos; e a contribuição à política nacional de atendimento socioeducativo.

Os trabalhos devem estar alinhados ao tema do evento, com aderência aos princípios da política socioeducativa vigente e a garantia dos direitos humanos. Não serão aceitos trabalhos que atentem contra a ética na publicação científica ou aos direitos humanos.

Após o processo de análise por parte da Comissão Técnico-Científica os/as autores/as serão informados/as da situação de suas propostas, de acordo com o cronograma definido pela organização do evento.

Submissões de trabalhos até 12 de outubro 2025. PRORROGADO ATÉ 26 DE OUTUBRO DE 2025.

Acompanhe as datas do evento!