
TRABALHOS
O I Simpósio Nacional em Socioeducação reuniu trabalhos sobre atendimento socioeducativo, escolarização, prática pedagógica e temas transversais como raça, gênero, sexualidades, formação profissional, drogas e saúde mental.
Linhas Temáticas
O Simpósio foi organizado em torno das seguintes linhas temáticas:
- Conceitos, sentidos e práticas em socioeducação;
 - Práticas e metodologias de atendimento em socioeducação;
 - Atividades coletivas e grupais de intervenção socioeducativa;
 - Escolarização dos adolescentes em medida socioeducativa;
 - Práticas docentes na socioeducação;
 - Práticas e projetos de gestão escolar no contexto socioeducativo;
 - Formação continuada dos profissionais da socioeducação.
 
Modalidades dos Trabalhos
Mesas Redondas – Reuniram até três apresentadores para discutir um mesmo tema sob diferentes perspectivas. Cada apresentação teve até 20 minutos, seguida de debate. Priorizou-se relatos de estudos, resultados de pesquisas e reflexões teóricas.
Rodas de Conversa – Foram espaços coletivos de troca e debate sobre experiências e práticas na socioeducação. Coordenadas por um proponente que convidou dois debatedores, com apresentações iniciais de até 10 minutos e foco na interação com o público.
Painéis – Apresentaram trabalhos em formato 0,90m x 1,00m, contendo título, autores, instituição, introdução, objetivos, metodologia, discussão, conclusões e referências. O autor responsável permaneceu junto ao painel durante a sessão para dialogar com o público.
••• Anais do I Simpósio – 2017 •••
Os Anais registram a variedade de experiências, pesquisas e debates que marcaram o evento, refletindo a pluralidade e a riqueza do campo socioeducativo no Brasil.